Home » Notícias » Notícia

Detalhes da Notícia

Paracambi Fogo completa 44 anos de apoio ao Botafogo

Grupo que nasceu em meados dos anos 70, tem 3 gerações de botafoguenses apaixonados a frente e muitas histórias pra contar

Publicado em 08/07/2019 por Constelação Alvinegra


Tudo começou quando Otacílio Batista, conhecido por Tarzan, apelido dado devido às atitudes em comum que tinha com o personagem, fundou sua torcida no interior do Rio de Janeiro. A partir daí, botafoguenses da região começaram a se reunir para assistir ao brilhante time da década. Anos depois, por conta do seu trabalho na época, Tarzan teve que se mudar para Belo Horizonte e alguns dos membros que antes faziam parte da sua torcida decidiram fundar as suas próprias.


Primeira foto da Paracambi Fogo reunida.


Em 15 de junho de 1975, o Alvinegro Norival Gouvêa passou de integrante da Torcida do Tarzan para fundador e presidente da Paracambi Fogo. O grupo nasceu em um dia especial, mas nem tanto: o Botafogo venceu o Fluminense por 1 a 0, com gol de Ademir Vicente, mas a vitória esta que não foi o suficiente. O Glorioso perdeu o título do Campeonato Carioca para o Tricolor das Laranjeiras.




Sr. Norival Gouvêa, fundador da Paracambi Fogo e atual presidente de honra, dando entrevista em um evento da Estrela.



Com a criação da Constelação Alvinegra, em 2018, a Paracambi Fogo, que está completando 44 anos de existência, passou a ser reconhecida oficialmente pelo Botafogo. Os mais de 80 quilômetros de distância da capital carioca, não impede que os Alvinegros marquem presença no Nilton Santos.


- Vamos a todos os jogos no Niltão. É sempre um vagão do trem só pra nossa galera quando partimos pra lá. Sempre que conseguimos, vamos a alguns jogos fora também. - conta Eridan Gouvêa, filho do fundador Norival Gouvêa e atual presidente da Estrela.



Saída da Paracambi Fogo para o Maracanã na final do Campeonato Carioca de 2010, contra o Flamengo.


Nesses 44 anos, eles já organizaram diversos eventos com ilustres ídolos do Glorioso como Donizete, Mendonça, Maurício e Wagner. O amor pelo Botafogo, que passou do Sr. Norival para Eridan como uma herança, faz com que a chama que mantém a Paracambi Fogo se mantenha viva e acesa. 


- É muita responsabilidade ser o presidente da nossa Estrela. Meu pai, mesmo com 84 anos de idade, continua nos orientando, passando sua experiência. Agora, estamos preparando meu filho, de 11 anos, para assumir esse cargo no futuro. - disse Eridan. 


Eridan, atual presidente da Paracambi Fogo, e o filho, Ricardo Lucas. 


As três gerações de botafoguenses, compostas por Sr. Nivaldo, Eridan e o pequeno Ricardo Lucas, nome dado em homenagem ao ídolo Dodô, mostram que o amor pelo Glorioso ultrapassa as barreiras do tempo e funciona como uma herança. Estar a frente de uma Estrela tão tradicional como a Paracambi Fogo é fazer com que o espírito do Botafogo esteja presente em qualquer canto do mundo.